Doze projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica foram classificados na I Feira de Ciências na Escola realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os trabalhos selecionados durante a Feira, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de novembro, em Cuiabá, receberam bolsas de iniciação científica ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E ainda, os dois primeiros classificados participarão da Feira Nacional de Ciências.
Representando Mato Grosso na etapa Nacional estão os trabalhos da Escola Estadual Alfredo José da Silva, de Barra do Bugres, com o título Desperdício Alimentar: Índices de Desperdícios de Alimentos na Residência dos Alunos da Escola Estadual Alfredo José da Silva. E, Robô Espião, uma ajuda em operações táticas, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza, de Porto Alegre do Norte. Os trabalhos classificados na Feira envolvem temas como sustentabilidade, inclusão e robótica.
Além dos 12 alunos que terão bolsa científica, outros 14 terão seus trabalhos publicados e serão beneficiados com curso de elaboração de pesquisa na escola. Ao todo, 65 projetos foram expostos na FCE.
Experiências como essas tornam o ambiente escolar mais atrativos, afirma o técnico da Seduc, responsável pela organização da Feira, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba. “A pesquisa é um processo muito importante, o aluno sai do sistema físico, só de ouvir, e vai para o sistema aberto, o de aprendizagem. Através da pesquisa o aluno aprende muito mais”, conclui Kapitango.
Confira abaixo os trabalhos classificados na Feira de Ciências.
Relação de alunos classificados FCE.pdf
ALINE MARQUES
Assessoria Seduc/MT
03/12/2014
FONTE: <http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Doze-projetos-de-Ci%C3%AAncias-ganham-bolsa-do-CNPq.aspx>.
Assessoria Seduc/MT
03/12/2014
FONTE: <http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Doze-projetos-de-Ci%C3%AAncias-ganham-bolsa-do-CNPq.aspx>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário